O programa
Escalado para substituir Balão Mágico, Xou da Xuxa herdou deste o horário, a fatia de público e o acervo de desenhos. Mas a estrutura básica do Xou da Xuxa vinha do Clube da Criança, programa do fim de tarde da Rede Manchete que revelou Xuxa como apresentadora. Mas na casa nova o programa ganhou melhores cenários, o tratamento do padrão Globo de qualidade e uma marcante mudança de órbita --- todos os elementos passaram a girar em torno da personalidade de Xuxa, o que, no limite, despertava nas crianças uma reverência praticamente religiosa.
Atrações Musicais
Além de receber artistas convidados, Xuxa sempre cantava músicas de seu repertório. A partir de 1988, foi criado o quadro "Paradão dos Baixinhos", que ia ao ar nos programas de sábado, com a participação dos artistas que mais se destacavam na música nacional naquela época. Dentre os convidados mais frequentes estão Trem da Alegria, que gravou várias músicas com a apresentadora, Beto Barbosa, Cid Guerreiro (compositor de várias músicas de sucesso da Xuxa), Rosana, Patricia Marx, José Augusto, Dr. Silvana & Cia., Angel, Roupa Nova, João Penca & Seus Miquinhos Amestrados.
Controvérsias
Desde seus primeiros dias, Xou da Xuxa sofreu de intelectuais, políticos e jornalistas um intenso questionamento no qual geralmente se confundiam as críticas ao programa e à apresentadora:
- Era tido como indutor de alienação infantil, remetendo as crianças a um mundo distante das agruras da vida real;
- Estimulava a competição e o consumismo entre as crianças;
- Entrava como substituto dos cuidados dos pais, alimentando a indiferença e o desrespeito dentro de casa;
- Despertava a sexualidade infantil precoce, já que Xuxa e as Paquitas usavam roupas sensuais;
- Exaltava modelos de beleza estranhos à maioria da população brasileira;
- Chamar crianças de "baixinhos" era constrangimento politicamente incorreto;
- Xuxa e suas assistentes lidavam com crianças sem apoio pedagógico
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